21 Dias sem reclamar. Você consegue?

21 Dias sem reclamar. Você consegue?

Responda rápido: Você conseguiria ficar 21 dias seguidos sem fazer nenhum tipo de reclamação?

Eu fiquei bem curioso por este desafio, foi então que resolvi aprofundar sobre o assunto e trazer esta provocação a você.

Eu me considero um cara rabugento. Assim como muitas pessoas, sempre estou por aí reclamando de algo ou alguém. Sei também que, muitas vezes, estas críticas não contribuem em nada para o meu dia, talvez só negativamente, deixando-me mais carregado e com pensamentos ruins na cabeça.

Foi então que me deparei com um texto de David Cain, do site Raptitude, que encarou o desafio de ficar 21 dias sem fazer reclamações. A cada vez que ele cometesse uma queixa, recomeçaria do 0. Demorou 55 dias para cumprir a tarefa.

ORIGEM DO DESAFIO

Ele se espelhou no norte-americano Will Bowen, que desafiou sua congregação a ficar 3 semanas sem reclamar. Para isto, adotou estas regras:

1) Coloque uma pulseira de silicone em ambos os pulsos;

2) Se você não fizer nenhum tipo de reclamação durante o dia, você passa para o dia seguinte. Após o primeiro dia, vem o segundo, e assim por diante.

3) Toda vez que você se pegar reclamando, criticando, ou fofocando, troque a pulseira para o outro pulso e comece de novo no dia zero.

4) Quando você tiver concluído os seus 21 dias, você pode tirar sua pulseira fora, se quiser.

O ato de mudar a pulseira força a lembrar da sua intenção em parar de reclamar. Quando você começa novamente, você logo pensa em largar o desafio.

Não importa o dia em que estiver, basta uma reclamação e você inicia o desafio do zero.

POR QUE FAZER?

Com este desafio, o Bowen criou o movimento A Complaint Free World (Um Mundo Sem Queixas). A ideia é que a reclamação seria algo contagioso e, se a pessoa assumir este desafio, falar mal logo sairá de uso. Milhares de pessoas aderiram, usando pulseiras e apps que ajudam a encarar o projeto. Logo sites, jornais e programas de TV noticiaram o desafio.

Ao queixar-se das coisas, isto faz com que as pessoas permaneçam em um estado de preocupação e de emoções negativas (ressentimentos, desejos, angústias) e, muitas vezes não enxerguem as coisas boas que acontecem. Para o pastor, menos queixa é igual a mais felicidade.

O problema não é queixar-se ocasionalmente. Algumas reclamações são necessárias e parte para evolução e melhoria das coisas. O problema é quando isto vira muleta para sua vida. Quantas pessoas você conhece que fazem queixa constantemente, ao ponto de você mesmo não aguentar ficar 5 minutos ao seu lado?

“O desafio de 21 dias não cura seu descontentamento: ele só faz você perceber como é absurdo falar sobre isso o tempo todo”, resume David Cain.

Vou encarar o desafio dos 21 dias sem reclamações. Você pode aderir também! Não precisa ser as três semanas, uma já está de bom tamanho.

Envie seu comentário