Afaste o estresse com bom humor

Afaste o estresse com bom humor

Pessoas em posição de liderança são mais suscetíveis ao estresse.

Para driblar o malefício, tenha sempre uma postura otimista. Segundo a Associação Brasileira do Estresse, no Brasil, entre 75 e 90% das consultas médicas são devido a doenças ligadas ao estresse.

— grande parte de manifestações de raiva, violência urbana e doméstica se deve a altos níveis de estresse;

— O estresse não só pode afetar a saúde assim como também tem o poder de prejudicar a qualidade de vida e os relacionamentos interpessoais.

A vida contemporânea é regida pela extrema competitividade em todas as suas camadas. O alto teor de competição, que em muitos casos são agressivos e nocivos para uma vida saudável, pode resultar em estresse, hoje considerada uma doença.

Cientificamente, o estresse é a resposta fisiológica, psicológica e comportamental de um indivíduo, que procura a todo o momento se adaptar às pressões internas e externas de seu meio.

Essas pressões, capazes de levar ao estresse, são chamadas de Fatores Estressantes. Os fatores podem variar quanto à sua natureza. Pode abranger desde componentes emocionais, como por exemplo, a ansiedade e a frustração, até componentes de origem ambiental, biológica e física. Assim como é o caso do ruído excessivo, variação extrema de temperatura e sobrecarga de trabalho.

Reações

Quando encaixado nos itens supracitados, é importante observar as reações emocionais e fisiológicas decorrentes do estresse:

— problemas digestivos (úlceras, náuseas e vômitos);

— irritabilidade (a pessoa se irrita facilmente);

— problemas cardíacos (aceleração do ritmo cardíaco) e/ou aumento da tensão (hipertensão);

— distúrbios psíquicos nervosismo, ira excessiva e não-habitual, crise de angústia, medos excessivos (fobias), depressão;

— problemas sexuais (distúrbios eréteis, perda de desejo).

Você pode gostar também:

Segundo a Divisão de Médicos da Soka Gakkai, diante da competitividade imposta pela sociedade, ter uma atitude otimista e esperançosa, muitas vezes citadas sabiamente pelo presidente Ikeda, pode ser considerado um dos principais métodos de controle da doença.

Outros fatores fundamentais para se manter uma qualidade de vida elevada e consequentemente manter distante o estresse são: praticar esportes, ter uma alimentação saudável, ter uma noite tranquila de sono, construir um laço sólido de amizade, e rir até não poder mais.

Segundo o filósofo alemão Immanuel Kant, o riso é altamente positivo para a saúde. “[Não importa o que tenha provocado] o riso é sempre uma vibração dos músculos envolvidos na digestão e é muito mais benéfico do que a sabedoria dos médicos.” (Sabedoria na Saúde, pág. 66.)

Estresse

“A vida é inerentemente dotada com a extraordinária capacidade para converter algo negativo em positivo. Fundamentalmente, a vida é criada pela própria determinação interior e da mente da pessoa. Isto é ainda mais verdadeiro para as pessoas que têm . O mesmo se aplica ao estresse. A questão é se usarmos o estresse como o vento sob as nossas asas para voarmos alto pelo céu ou se nos permitirmos sermos soprados para longe por ele. Cada um de nós tem a capacidade para decidir isso por meio da própria mente ou determinação interior.”

Conclusão

O budismo é razão. Assim, ir contra a razão não é budismo. O caminho correto do budismo é manifestar a na vida diária, porque o budismo abarca todos os fenômenos.”

Envie seu comentário