O potencial dos jovens

O potencial dos jovens

O espírito dos jovens contagia o bloco e o futuro se torna repleto de esperança e dinamismo. Em várias situações, a alegre determinação manifestada pelas integrantes da Divisão Feminina de Jovens anima e incentiva todas as pessoas à sua volta.

Quando os líderes centrais retornavam à sede da Soka Gakkai depois de participar das reuniões de palestra, Shin’ichi muitas vezes lhes perguntava quantos membros haviam comparecido, e, principalmente, se as componentes da Divisão Feminina de Jovens demonstravam entusiasmo.

Shin’ichi sentia-se muito feliz quando lhe diziam que as integrantes da Divisão Feminina de Jovens do bloco haviam apresentado alegremente relatos sobre seus estudos, experiências pessoais ou atividades.

Certa ocasião, ele observou:

— Fico contente em ouvir isso. Significa que a nossa organização tem um futuro brilhante. Uma das razões pelas quais a Soka Gakkai cresceu até o ponto que constatamos hoje é o fato de termos valorizado consistentemente os jovens e possibilitado que atuassem na linha de frente da organização, treinando-os. A época está mudando rapidamente. A essência fundamental da nossa fé não se altera, mas o modo como a conduzimos e o estilo da nossa organização precisam se adaptar ao tempo. A Soka Gakkai sempre assimilou o espírito da época por meio de seus jovens, empregando a energia deles para assumir a liderança e dar impulso para novos avanços. Os membros da Divisão Sênior e da Divisão Feminina por vezes permanecem presos ao modo como as coisas eram feitas no passado e não pensam em buscar novas abordagens. Contudo, é assim que se tornam ultrapassados. Devemos acompanhar as mudanças em nossa sociedade e aprender com os jovens sobre novas formas de pensar. Esse é outro motivo pelo qual devemos assegurar que nossa organização estimule os membros da Divisão Masculina de Jovens e da Divisão Feminina de Jovens a expressar livremente suas ideias aos membros da Divisão Sênior e da Divisão Feminina.

(…)

Shin’ichi disse aos líderes centrais da Soka Gakkai:

— Quando eu era coordenador da Secretaria da Divisão dos Jovens, elaborava o planejamento integral das nossas atividades e arcava com a responsabilidade pela realização de todos os principais eventos. Com isso, a Soka Gakkai efetuou um grande avanço. É por isso que espero que os membros da Divisão Masculina de Jovens e da Divisão Feminina de Jovens me sucedam em assumir a responsabilidade por todas as nossas atividades, e que cada um deles tenha o espírito de ser, ele próprio, o coordenador da Divisão dos Jovens. Esse é meu sincero desejo. Se isso acontecer, a organização continuará crescendo e se desenvolvendo como uma Soka Gakkai eternamente jovem. Para assegurar isso, é essencial que, ao se encontrarem com os nossos jovens, nossos líderes se aproximem deles e os incentivem sinceramente.

Como observou certa vez Soong Ching-ling (1892–1981), esposa do líder revolucionário chinês Sun Yat-sen (1866–1925): “Os jovens são a pedra fundamental da revolução. São os defensores das conquistas da revolução, bem como a força que impulsiona a história rumo a um mundo melhor”.1

Envie seu comentário