O que é Budismo?

O que é Budismo?

Budismo é o nome para todos os ensinamentos dados pelo Buda. Ou seja, todos os sutras que foram expostos por Shakyamuni. Diferente de outras denominações religiosas ou outras filosofias, não existe uma diferenciação entre o divino e o humano. Pois os ensinamentos do Buda possibilita a todos os demais também atingirem a iluminação e também se tornarem um buda. Contudo vale destacar que apenas o Sutra do Lótus contém o ensino correto para tornar o estado de buda acessível a todas as pessoas.

Estado de Buda?

Não podemos definir o buda, de nenhuma maneira, como um ser supremo ou até mesmo um ser transcendental. O significado do termo buda é “O iluminado”. Um buda é aquele que compreende a própria essência da vida. Ou seja, que compreende a realidade da vida, o verdadeiro aspecto de todos os fenômenos. Está é a realidade que sustenta toda a vida e todas as formas da vida presentes no Universo. Portanto aqueles quês compreenderam a realidade inerente em sua vida, e nas dos demais, podem ser chamados de buda.

Você também pode gostar:

O filósofo grego Sócrates apresentou o problema que toda a filosofia, durante todo o período histórico vem tentando solucionar: “Conhece-te a ti mesmo”. A filosofia do Budismo foi exposta por volta de 100 anos antes da época de Sócrates. E ela vem, desde então, proporcionando uma resposta a essa questão. Mas, por muito tempo, ficou obscurecida pelas tendências esotéricas dos primeiros eruditos. O Budismo apresenta uma forma prática para revelar o nosso verdadeiro eu, em oposição ao eu fenomenal. Tudo isso enquanto lutamos por nosso aprimoramento – a revolução humana. E isso não é mera especulação. Mas é um sistema de ensinamentos que nos proporcionam uma forma de compreender essa condição ideal, o estado de buda.

Budismo

Budismo Nitiren

Como assim?

Por consequência, os budistas reconhecem em todas as pessoas essa mesma realidade da vida. Logo, respeitam e consideram a dignidade da vida de todas as pessoas e seres vivos. Reconhecendo isso, percebem também a necessidade de fazer despertar nos demais a mesma compreensão. Através de suas próprias crenças, fazem como que as pessoas despertem em si para a realidade delas, o estado de buda, para que possam desfrutar de uma vida verdadeiramente feliz.

As pessoas que realmente se dedicam, de forma sincera, a fazer com que os outros despertem para essa realidade, são chamadas de bodsativas. A força que os inspira a realmente ajudar os demais é a imparcial e infinita benevolência do Buda, as quais chamam de “jihi”.

Budismo: então o que é?

Então podemos dizer que os principais objetivos do Budismo são: atingir o estado de buda e seguir a trajetória de bodsativa. Vale ressaltar que essa doutrina de autoperfeição e felicidade humana foram exposto há 2.300 anos. Mas é nesse mundo atual que o Budismo é necessário para salvar toda a humanidade do desespero, da alienação, e dos demais sofrimentos que afligem as pessoas na era moderna.

Envie seu comentário