Sementes oleaginosas: como consumir

Sementes oleaginosas: como consumir

Sementes oleaginosas: como consumir. Alimentos ricos em gordura saturada, gordura trans e açúcar, elevam os níveis de LDL, o mais indicado para abaixar as taxas do colesterol é evitar estes alimentos e investir em uma dieta pobre em gordura e rica em frutas, legumes e fibras.

Além da alimentação, a prática de atividade física é imprescindível. A medida em que a ciência comprova que alguns tipos de gorduras são melhores do que outras, as oleaginosas vão ganhando mais espaço na dieta brasileira.

Sementes oleaginosas incluem castanhas, avelãs, amendoim, entre outras.

As oleaginosas são ricas em nutrientes que trazem vários benefícios à saúde, como gorduras monoinsaturada e poliinsaturada, vitaminas e minerais, e alto poder antioxidante.

Por serem bastante calóricas, é preciso saber como introduzir na dieta para desfrutar de seus benefícios sem ter problemas com a balança.

Abaixo vamos falar sobre cada tipo de oleaginosa, seus benefícios, e quantidades adequadas a serem consumidas por dia.

Amendoim:

O amendoim é um alimento extremamente rico em gorduras e proteínas e com baixo carboidrato.

Uma porção de 100g de amendoim fornece cerca de 560 calorias, sendo: 49g de gorduras, 26g de proteínas, e apenas 16g de carboidratos. O amendoim não contém colesterol.

Por conter proteínas formadas por aminoácidos, o amendoim é um ótimo aliado no ganho de massa muscular para praticantes de atividades físicas.

O amendoim também contém quantidades consideráveis de antioxidantes, sendo eles: polifenóis, acido p-cumarico e a vitamina E que é outro potente antioxidante.

Rico em gorduras boas, como omega-6 e ácido graxo, benéficas a saúde. Agora que você sabe um pouco sobre o amendoim, esta na hora de começar a introduzir na sua dieta!

São várias opções: amendoim torrado, pasta de amendoim, farinha de amendoim, paçoca sem açúcar, barrinhas.

Avelã

Avelãs são uma excelente fonte de proteínas, fibras, vitaminas e minerais essenciais. Contém fitoesterois que são uns dos antioxidantes mais poderosos da natureza.

Envie seu comentário