Teoria do valor

Teoria do valor

O que é BBB? Pensou em “bom”, “bonito” e “barato”? É quase isso. É “benefício”, “belo” e “bem”.

Em seu livro de idéias e de propostas Educação para uma Vida Criativa, Tsunessaburo Makiguti, o primeiro presidente e fundador da Soka Gakkai, deixou vários direcionamentos para nós, membros da Soka Gakkai, que tem como principais áreas de atuação a da paz, da cultura e da educação.

Dizem que esse livro surgiu de uma série de anotações que ele, Makiguti, um professor que desejava muito a felicidade de todos, principalmente de seus amados alunos, fez em bloquinhos e cadernetas durante trinta anos. O presidente Toda foi uma das pessoas que viabilizou a confecção do livro.

Budismo

Budismo Nitiren

Pirâmide de Valores

Makiguti afirma em seu livro: “Podemos, portanto, compor um sistema hierarquizado de valores, como uma pirâmide, com valores estéticos na base e morais no topo:

1) Bem — valor social ligado à existência grupal coletiva;

2) Benefício — valores pessoais ligados à existência individual orientada para si mesmo;

3) Beleza — valores sensoriais ligados a partes isoladas da existência individual.” (pág. 94.) As obras de Makiguti estão repletas de informações sobre a “criação de valor”, que é o significado do termo soka. Uma educação que desenvolve os indivíduos é a base da criação de valor. Essa foi uma das razões pelas quais a Soka Gakkai originariamente se chamava Soka Kyoiku Gakkai (Sociedade Educacional de Criação de Valor) e por que seus membros eram em sua maioria educadores.

educação

educação

A educação

Makiguti ensinava que a educação é a maior de todas as artes, a arte da criação do valor de excelente caráter. Educar as pessoas para cultivar nelas o humanismo. O valor do bem, a educação em si, integra três áreas que a compõem: escola, lar e comunidade. A educação, segundo Makiguti, tem por função orientar a vida sem valores em direção ao valor. Ele dizia que a felicidade encontra-se na busca do belo, do benefício e da virtude (bem).

Num sentido mais amplo, o benefício é a busca de tudo que é recompensador, daí tem-se a paz. A virtude, ou o bem, é a busca da justiça e a oposição à injustiça. O belo é a busca da arte e da cultura. Quando falta um dos três, há um desequilíbrio e a sociedade também fica, e não há como conquistar a felicidade.

Cultura

Cultura

Dinheiro

O presidente Toda deu um exemplo sobre isso, certa vez, fazendo uma ligação com nosso rico dinheirinho: o “valor do belo” significa encontrar um emprego ou trabalho do qual gostem, o “valor do benefício” corresponde a conseguir uma fonte de renda que proporcione um valor adequado para se sustentar, e o “valor do bem” significa encontrar um trabalho que ajude as pessoas e que contribua para o desenvolvimento da sociedade. Isso por meio da educação.

E mais uma vez chega-se ao benefício da paz. Encontrar o equilíbrio é bom, mas sem dar excessiva importância às questões ligadas ao dinheiro, e se esquecendo dos demais pontos da teoria do valor. Nada de ficar obcecado por bens materiais, achando que só “bens” são um bem. Conforme essa teoria, é somente nos tornando um real valor humano que somos verdadeiramente felizes.

Conclusão

Enfim, a teoria do valor do presidente Makiguti até que é fácil, não é? Repararam como os três campos de atuação da Gakkai têm tudo a ver com esse trinômio valoroso de seu fundador? Assim, educação é o grande “bem”, que juntamente com a “beleza” da cultura traz o mais importante “benefício”, a paz. Tudo a ver, certo?

Envie seu comentário