Torne-se campeão na vida

Torne-se campeão na vida

“É muito importante que você se esforce ao máximo, torne-se o campeão de produtividade no local de trabalho e conquiste a confiança de todos ao redor”

Era julho de 1975 quando o presidente Ikeda participou da inauguração do centro de controle, montado para a Convenção Blue Hawaii, promovida nos Estados Unidos. Na Nova Revolução Humana, ele [Shin’ichi Yamamoto no romance] relembra um sincero diálogo que teve com um rapaz da equipe de bastidores do evento. Ele conscientizou o jovem a ter uma visão correta sobre questões de trabalho, conquistando assim a confiança de todos.

Fé correta

Enquanto dialogava com os membros sobre o trabalho de cada um, Shin’ichi se aproximou de um jovem que havia deixado o emprego para auxiliar nos preparativos da convenção. O rapaz afirmou com uma expressão insatisfeita:

“— O salário não era muito bom e eles não reconheciam minhas habilidades. Meus patrões diziam que eu tinha uma postura negativa no trabalho e reclamavam de mim o tempo todo. Estou certo de que conseguirei encontrar um emprego melhor por meio dos benefícios advindos da fervorosa recitação do Nam-myoho-renge-kyo e dando o melhor de mim aqui na convenção.

O rosto de Shin’ichi obscureceu. Ele tinha de falar àquele jovem sobre o verdadeiro significado da fé.

— Talvez você tivesse bons motivos para pedir demissão do trabalho, mas a sua atitude está errada. Obviamente, é importante recitar daimoku e se empenhar nas atividades da Soka Gakkai. No entanto, se você se concentrar apenas na sua prática budista sem se esforçar honestamente em seu local de trabalho, estará apenas fugindo da realidade. Enquanto mantiver essa postura, os resultados serão os mesmos, a despeito de onde esteja trabalhando. Toda sensei costumava dizer: ‘Na fé, trabalhe por um; no emprego, trabalhe por três’. Esse é o modo de vida dos membros da Soka Gakkai.

Ao se esforçar para se tornar o melhor em seu local de trabalho e conquistar a confiança do patrão e dos colegas, ao mesmo tempo em que se empenha na prática budista, crescerá como ser humano”.

Aprimorar a vida

O jovem olhava fixamente para Shin’ichi, ouvindo com atenção.

“— Como membro da Soka Gakkai, você deve se dedicar com mais afinco. Também deve estudar e se aprimorar constantemente para ser mais eficiente e produtivo possível. A fé e a oração nos habilitam a evidenciar forte energia vital e sabedoria necessárias para sermos bem-sucedidos em qualquer empreendimento. Todo trabalho não apenas demanda educação árdua, mas também apresenta vários outros desafios, como problemas de relacionamento e outras dificuldades. Entretanto, o trabalho é um local em que se pode polir a vida e se aperfeiçoar como ser humano.

É muito importante que você se esforce ao máximo, torne-se o campeão de produtividade no local de trabalho e conquiste a confiança de todos ao redor.

Essa atitude melhorará seu desempenho e reputação, e obterá um aumento no salário. Se isso acontecer, você considerará seu local de trabalho ótimo.”

Máxima sabedoria

Com toda convicção, o presidente Yamamoto finalizou:

“—Todas as manhãs, deve orar com a determinação de dar o melhor de si no trabalho e de demonstrar o poder da sua fé budista. Esse é o segredo para conseguir manifestar sua força e sabedoria máximas.

Quando encontrar um novo emprego, adote essa postura, dê o melhor de si e seja vitorioso no local de trabalho. Esse é o espírito da Soka Gakkai.

O rapaz respondeu entusiasticamente que agiria dessa forma. Em seu coração, havia gravado aquele direcionamento como um tesouro em sua juventude”.

O Budismo Nichiren é a filosofia da revolução humana, uma prática para fortalecer e aprimorar nossa vida. O objetivo é nos tornarmos fortes e sábios, aptos a vencer como profissionais que se destacam no trabalho e exercem influência positiva na sociedade.

Envie seu comentário