Universidade Xavier da Índia confere título de Doutor Honoris Causa a Daisaku Ikeda

Universidade Xavier da Índia confere título de Doutor Honoris Causa a Daisaku Ikeda

Em 22 de novembro de 2019, a Universidade Xavier Bhubaneswar (XUB), localizada no estado de Odisha, Índia, conferiu o grau de Doutor Honorário em Filosofia em Gerenciamento de Sustentabilidade ao fundador da Universidade Soka e Presidente da SGI, Daisaku Ikeda. O prêmio reconhece os esforços do Sr. Ikeda por um mundo melhor. O vice-presidente da SGI, Hiromasa Ikeda, recebeu o prêmio em nome do Sr. Ikeda.

A Universidade Xavier tem sua origem no Xavier Institute of Management, que foi fundado em 1987 e ganhou a reputação de ser uma das principais escolas de negócios da Índia. A própria universidade foi fundada em junho de 2013 e é a primeira universidade jesuíta na Índia. Em seus comentários de boas-vindas, o vice-chanceler Antony R. Uvari descreveu o Sr. Ikeda como um “arauto da paz global” e expressou o significado da conferência que ocorreu na área em que a histórica Guerra de Kalinga foi travada. Este foi o conflito selvagem após o qual o rei guerreiro indiano Ashoka (por volta do século III aC) renunciou à guerra, se converteu ao budismo e estabeleceu um reinado pacifista.

O Dr. Uvari observou que o XUB, como parte da comunidade jesuíta global, defende fortemente a missão de paz e reconciliação e que agora está integrando a sustentabilidade nas esferas de desenvolvimento empresarial e social através da Escola de Sustentabilidade Xavier da universidade, cumprindo a missão social e ambiental dos jesuítas. Ele descreveu a conferência sobre Ikeda como um marco importante para a universidade e expressou sua esperança de que o relacionamento entre XUB e SGI contribua para “nutrir as sementes da paz” no mundo.

Abrindo a Quinta Cúpula Anual de Sustentabilidade da Xavier School of Sustainability, da qual a cerimônia de premiação participou, o professor Sutapa Pati disse que os diálogos e a abertura do Sr. Ikeda para a troca de idéias deram um exemplo de como a sustentabilidade pode ser alcançada, vinculando a paz , direitos humanos, desarmamento e educação para a sustentabilidade.

Em sua mensagem de aceitação, Ikeda expressou seu sincero agradecimento pela honra, dizendo que ficou emocionado com a forte ressonância entre o espírito de magis – a aspiração contínua por um bem maior – sustentada pelo XUB e pela filosofia de criação de valor ( Soka ) de Tsunesaburo Makiguchi, o fundador do Soka Gakkai e Soka Education. Ambos, ele disse, abraçam a confiança no potencial ilimitado da vida e abrangem um sentimento de orgulho em nossa humanidade e, como tal, são relevantes para o tema da sustentabilidade, oferecendo uma fonte de esperança na busca de um mundo sustentável.

É através de uma transformação interna – uma “revolução humana” – ele disse, que somos capazes de manifestar o potencial inerente da vida e provocar uma transformação necessária na sociedade. Foi a experiência do rei Ashoka de exatamente uma revolução que inspirou seu legado de promoção do bem-estar social, proteção ambiental, direitos da mulher, tolerância religiosa, equidade econômica e intercâmbio cultural – todos refletindo a noção atual de desenvolvimento sustentável. Concluindo, ele instou a platéia a atender ao chamado nos editais da Ashoka para trabalhar com “grande esforço” pelo bem-estar do mundo e, no espírito dos magis, para buscar uma sociedade global sustentável.

Envie seu comentário